Smartbrain lança ferramenta de IA para leitura automática de extratos financeiros
- Fincatch

- 17 de out. de 2025
- 2 min de leitura

A Smartbrain, empresa especializada em inteligência de dados para o mercado financeiro, traz ao mercado um novo produto, o AI Data Reader, solução que utiliza inteligência artificial para automatizar a leitura de extratos em PDF com movimentações financeiras. A novidade promete eliminar tarefas manuais, reduzir riscos de erro e aumentar a escalabilidade das operações, fundamental para gestoras, consultorias e escritórios de investimentos.
Na prática, a tecnologia permite que o usuário selecione a carteira e o custodiante, faça o upload do arquivo e receba instantaneamente os dados estruturados na tela, incluindo tipo e nome do ativo, data do movimento, data de liquidação e valor. Essa automação elimina a necessidade de digitação manual e possíveis erros e integra as informações diretamente ao Advisor Smartbrain Enterprise, plataforma utilizada por gestores para acompanhamento de carteiras.
De acordo com Bruno Salles, head de Produtos e Marketing da Smartbrain, o AI Data Reader foi desenvolvido para resolver uma das principais dores do backoffice financeiro: o alto custo operacional e o tempo gasto em processos de conciliação. “Nosso objetivo é simplificar rotinas críticas do mercado e oferecer mais eficiência para que os profissionais de investimentos possam se concentrar em atividades estratégicas. Com o AI Data Reader, reduzimos riscos, aceleramos a conciliação e entregamos dados prontos para uso em segundos”, afirma o executivo.
A ferramenta promete ganho de produtividade, eliminação de erros humanos e a possibilidade de escalar o processamento de informações em ritmo proporcional ao crescimento da base de clientes. O sistema também oferece parametrização inteligente, que permite configurar padrões por custodiante e tipo de movimento, além de complementar automaticamente dados conforme preferências do usuário.
A novidade já está em fase de testes junto a clientes estratégicos para a Smartbrain. De acordo com a SmarBrain, a expectativa é que a solução represente uma economia significativa em tempo e recursos, especialmente para operações que não possuem integração direta com custodiante.




















Comentários