Mercado de serviços financeiros atinge margem bilionária no Brasil e impulsiona busca por soluções cada vez mais sofisticadas e integrativas
- Fincatch
- há 15 horas
- 3 min de leitura

O mercado financeiro se consolida como um setor promissor em 2026 para a prestação de serviços terceirizados e uma oferta cada vez maior de tecnologia, principalmente voltadas à inteligência de negócio. Somente no país, a terceirização de processos de negócios (BPO) atingiu R$ 30 bilhões em 2025 e deve crescer a uma taxa média de 11,7% ao ano até 2034, alcançando R$ 80 bilhões, segundo pesquisa do IMARC Group.
E isso é apenas a ponta do iceberg. O Business Transformation Outsourcing (BTO), evolução do BPO tradicional, que é a aplicação de inteligência a esse processo, também vem acelerando essa transformação. O foco aqui é mais do que execução de tarefas e, sim, a geração de valor, com decisões mais assertivas sendo baseadas em dados.
Acompanhando a evolução desse mercado, a mineira LeverPro, que oferece uma plataforma de controladoria e gestão financeira, firmou parceria com a empresa paulista B2Finance, especializada em operações contábeis, tributárias, financeiras e folha de pagamento, agora de propriedade da H&CO, uma das principais integradoras SAP do mundo.
O objetivo da parceria é ir além do backoffice, integrando indicadores, projeções e suporte estratégico à tomada de decisão. Na prática, isso significa que as empresas passam a ter, em um único ambiente, tanto a execução das rotinas financeiras e contábeis quanto a leitura estratégica dos dados que orientam decisões de negócio.
“O BPO já reduz em até 40% os custos operacionais de uma maneira geral. Com o BTO, isso se multiplica e, agora, com a nossa tecnologia alinhada à controladoria da LeverPro, os ganhos tendem a ser exponenciais”, diz Mauro Inagaki, CEO da B2Finance. Otimista, o agora também membro do board da holding H&CO, afirma que o movimento é estratégico, como foco na ampliação da presença da empresa em outsourcing, com foco em soluções escaláveis e inteligência embarcada.
Segundo Alysson Guimarães, CEO da LeverPro, a união entre as empresas responde a uma demanda que já vinha sendo apresentada pelos próprios clientes. “O mercado está amadurecendo ao entender que a gestão baseada em planilhas limita eficiência e crescimento. A tecnologia passa a ser fundamental para dar velocidade, precisão e visão estratégica às decisões".
A plataforma da empresa se conecta diretamente aos sistemas de gestão utilizados pelas empresas, com integrações nativas com mais de 80 ERPs do mercado, gerando relatórios, dashboards e projeções que embasam decisões mais ágeis e estratégicas. “Agora, com a compra da B2Finance, a expectativa é de que a tecnologia da LeverPro possa ser oferecida para ainda mais empresas, de segmentos diversos", diz Guimarães.
O executivo conta que a nova solução originada com a parceria com a B2Finance também está alinhada às mudanças da reforma tributária, que devem ampliar o volume de ajustes e compensações fiscais. “Com créditos e descontos de impostos ocorrendo de forma muito mais frequente, será essencial contar com estruturas capazes de sustentar um fluxo intenso de dados e traduzir esses impactos em relatórios claros para a gestão”, diz Guimarães. “Com a parceria, vamos poder conectar dados de obrigações contábeis e fiscais à gestão financeira e ao planejamento, de forma estruturada e contínua”, completa Inagaki.
De acordo com Marcelo Ferraz, Diretor de Receita da LeverPro, a incorporação de inteligência às soluções amplia o portfólio oferecido aos clientes e eleva o papel da área financeira dentro das empresas. A proposta, segundo o executivo, é transformar a experiência em finanças, integrando dados, análises e tecnologia para sustentar decisões mais qualificadas e seguras.
















